Foyer Aberto: Música Checa IV

No programa incicial, dizia "programa a anunciar". E nesses, nunca fiando... Recebi hoje a newsletter a dizer que afinal era Mozart, Brahms e Dvorák, e fiquei logo curioso. O repertório teve sequência visto que as peças de Mozart eram daquelas mais para a frentex.
Cantaram Musa Nkuna e João Merino (substituindo Fischetti). O primeiro não sondou o espaço onde ia cantar, pelo que alguns momentos lhe saíram um pouco mais pesados e os pianíssimos expirados. O outro cantou bem. Uma coisa que eu aprendi com uma masterclass da Grande Diva Schwarzkopf foi que quem canta em alemão deve ter cuidado para não perder letras nem sons. Se não, o canto "empapa" e fica tudo "horrível", como ela dizia. Estes senhores deviam prestar atenção a isso.
Canções ao piano de Mozart, Brahms e Dvorák? Com um intermezzo para piano solo de Brahms? Sempre nice!

3 comentários:

  1. Mozart e Brahms eram checos?! Por essa ordem de ideias Então também Donizetti e Cherubin eram franceses e Haendel inglês!

    E que cantaram de Dvorak? Gosto muito das obras deste compositor, incluindo umas quantas canções. :)

    ResponderExcluir
  2. Tem razão. A alma era, de facto, o Dvorak. Podia também chamar-se "Dvorak & Friends".

    Do Dvorak, cantaram lindas canções ciganas, Canções bíblicas e canções da Morávia (duetos).

    ResponderExcluir
  3. ah as cançoes biblicas! sabias que foram inspiradas em cânticos gospel que ele ouvia dos negros enquanto andou a passear pelo interior dos estados unidos? E que tambem viriam a servir de inspiração para a nona sinfonia.

    ResponderExcluir