Gustavo Dudamel, Beethoven et al. @ Gulbenkian, 21 de Janeiro de 2011

Globalmente, um concerto sinfónico pode ou não agradar ao espectador. Por isso, não há muito mais a dizer além dos termos-chave "coesão", "tempi", "dinâmicas", etc. 

Não sou um conhecedor do repertório da primeira parte, que incluía John Adams e a 1.ª Sinfonia de Bernstein, mas pareceu-me que o maestro teve uma direcção musical de qualidade superior. O auditório da FCG estava cheio, mas pareceu-me que, ainda assim, a primeira parte (mais para a frentex) teve uma recepção algo fria e desconfiada por parte do público -- naturalmente por causa do repertório em si.

Gustavo Dudamel.

Na segunda parte, vinha a esperada 7.ª sinfonia de Beethoven, que chamara metade da malta. E a malta não veio em vão. Assistiu-se a uma abordagem incomum da sinfonia, empregando tempi mais apressados e dando um significado diferente à utilização de dinâmicas. O último movimento foi estrondoso e de arromba a sério. Já Maazel se aventurou naqueles tempi, mas não soube jogar com as dinâmicas, pelo que teve uma direcção musical pouco coesa e criticável
 
No fim, fomos presenteados com dois magníficos encores e umas 6 chamadas ao palco. Por lá estiveram presentes Jorge Sampaio e Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros nomes políticos.

(Amanhã, ainda melhor, será a nona sinfonia de Mahler!)

Um comentário:

  1. Caro Plácido,
    Amanhã lá estarei. Espero um espectáculo de excepção, claro!
    Obrigado pelo relato da noite de hoje.

    ResponderExcluir