Blog Ópera Lisboa: 2 anos

Foi na sequência da última produção da opereta "O Morcego", em S. Carlos, que um certo anónimo decidiu -- embora terrivelmente amador -- procurar críticas de ópera.

A primeira que encontrou, exactamente há dois anos e dois dias, relativa ao espectáculo em questão, era do recentemente aparecido blog "Fanáticos da Ópera". As apreciações desse anónimo e as dos "Fanáticos" divergiam consideravelmente, pelo que o anónimo redigiu uma resposta e a enviou anonimamente aos "Fanáticos". Dois dias depois, o anónimo decidiu criar um blog, que poderia ser utilizado como meio de diversão e de oficina literária experimental. Republicou o comentário que escrevera aos "Fanáticos" e, tal como agora, o texto foi assinado por Plácido Zacarias (PZ).

Esse blog, como se deduz, é este: Ópera & Música Clássica em Lisboa. Ao longo de dois anos, a escrita do PZ foi evoluindo e alterando o seu estilo, oscilando entre o exagerado, o desagradável, o mal escrito, o bem escrito, o interessante e o fait-divers. Mais tarde, o PZ decidiu eliminar os posts iniciais, desse modo apagando alguns textos experimentais menos reflectidos.

O Ópera Lisboa ficou sem uma introdução (exceptuando aquela que o Ópera e Demais Interesses simpaticamente lhe fez, no princípio), pelo que se segue uma introdução à próxima temporada do blog:

Em Portugal e em Lisboa, atravessam-se tempos difíceis, de severas contracções orçamentais. A ópera é uma arte do espectáculo maravilhosa, conquanto dispendiosa e dependente de financiamento do Estado. Muitos consideram a ópera uma forma de espectáculo demasiado extravagante para ser uma verdadeira forma de arte, enquanto outros adoram a sua "magia" única e vêm nela uma fonte de renovação ou rejuvenescimento espiritual.
Este blog parte do princípio de que a ópera é uma espécie de fenómeno social (manifestação de cultura) e, como tal, apenas será verdadeiramente cumprida se revelar coesão, cooperação e coordenação; espectáculos reveladores de grandes heterogeneidades vocais, de orquestras desorganizadas ou de encenações confusas serão alvo de críticas negativas no Ópera Lisboa, porquanto não permitirão ao espectador beber a essência da pureza da fonte da Arte e da Música.
E qual é a a melhor condição para formar uma opinião imparcial do que o amadorismo?
Tentando desenvolver textos variados e cativantes, o PZ tentará combater a monotonia literária e a crítica do género do Público, que não passa de falsa publicidade. O principal compromisso do blog para com o leitor será o de informar e aconselhar o público indeciso e curioso, ao mesmo tempo que proporciona textos interessantes -- quer sejam críticas de espectáculos ou textos disjuntos.
Pede-se apenas ao leitor que deixe a sua marca nos comentários (via Blogger ou Facebook) ou nas votações, de modo a enriquecer o conteúdo do blog em termos de opiniões e de ideias... e também para incentivar o PZ.
Por mais um ano e meio.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário e continue. É um espaço que visitamos com regularidade e com satisfação. Divergimos ocasionalmente, o que é muito salutar. Faço votos para que continuemos a ter oportunidade de ver bons espectáculos de ópera e os possamos comentar.
    Cumprimentos musicais

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Fanatico_Um. Parabéns e continue.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas simpáticas palavras, Fanático_Um e Paulo.

    ResponderExcluir